EcologiaDeDominios
Ecologia de Domínios
Texto adaptado de http://help.riseup.net/hosting/dns/?lang=pt#ecologia_de_dom_nios
Ao invés de obter seu próprio domínio, considere compartilhar com outros projetos um domínio que já existe.
Essa pode ser a melhor opção para grupos que são parte de uma organização maior ou então para uma rede de grupos que realizam trabalhos políticos semelhantes. Por exemplo, o projeto Indymedia utiliza o mesmo domínio para mais de 120 sítios (argentina.indymedia.org, paris.indymedia.org, chicago.indymedia.org, etc). Cada sítio do Indymedia é defirente em vários aspectos e muitas vezes hospedados em servidores diferentes, mas todos possuem uma URL comum.
Ecologia de Domínios: é uma forma de pensar nomes de domínios como sendo espaços públicos, onde pessoas podem compartilhar recursos. Uma analogia possível é um grande parque sendo compartilhado por diferentes grupos ao invés de cada grupo comprar ou criar seu próprio parque.
Outra analogia é pensar num domínio como um grande edifício de ativistas onde ocorrem todas as reuniões, onde pessoas procurando por uma coisa encontram outras. Pode ser difícil para pessoas guardarem diferentes endereços de ruas quando os encontros são realizados em diferentes locais, assim como pode ser difícil para pessoas guardarem um número sempre crescente de endereços de sítios na internet.
Antes de registrar um domínio, pensem bem se ele realmente é necessário. Lembre-se que registrar um domínio pouco utilizado significa enviar desnecessariamente dinheiro para uma estrutura burocrática.
Copyright (c) Coletivo Saravá: desde que não mencionado em contrário, este conteúdo é distribuído de acordo com a Licença de Manipulação de Informações do Coletivo Saravá.