BrasilDRM

Brasil pode sair na frente na adoção do padrão DRM de rádio

A definição do padrão de TV digital no Brasil [1]_ demonstrou a forte influência do Brasil na escolha dos padrões de outros países. Nessa ocasião, muitos outros países aguardaram a definição brasileira do padrão de TV digital para posteriormente escolherem seus padrões. Esse fato aumenta a responsabilidade brasileira na definição de um padrão de rádio digital que certamente será adotado por diversos países ao redor do mundo. Por esse motivo pretendemos ampliar nacionalmente e internacionalmente a discussão acerca dos padrões de rádio digital que serão adotados pelo Brasil.

Quais são os concorrentes na definição do padrão brasileiro de rádio?

A disputa entre a definição do padrão de rádio digital brasileira está sendo travada entre os dois principais padrões digitais que já possuem implementações reais [2]_. São eles o Digital Radio Mundiale [3]_ e o HD Radio [4]_.

O HD Radio

O HD é o atual padrão norte americano e, ao contrário do que se pode pensar, a sigla HD nos rádios não significa 'High definition' tal como os aparelhos de televisão. O nome 'HD Radio' é apenas uma trademark da empresa iBiquity, que detém as patentes deste padrão. Isso significa que ser 'HD' não significa acréscimo de qualidade.

Muitas rádios comerciais brasileiras receberam equipamentos HD Radio para testes e tornaram-se parte do lobby desta empresa norte-americana por esse padrão. Não devemos deixar de notar que a definição do padrão norte americano não impôs a conversão das atuais rádios analógicas ao digital, ou seja, ele foi defirnido como um padrão que não pretende substituir o atual sistema de rádio norte-americana.

Além disso, o codec áudio HDC somente existem nos sistemas de 'HD Radio' e são segredos industriais da norte americana iBiquity.

O DRM

O DRM é um padrão aberto construído por um consórcio em que participam as principais rádios do mundo [5]_. O trabalho desse consórcio foi de traduzir as necessidades de diferentes rádios ao redor do mundo para especificações técnicas.

O Digital Radio mundiale é um padrão aberto que permite implementações de diferentes empresas em difentes modelos de negócios. Ele permite implementações abertas e pode também satisfazer a outras necessidades em implementações específicas. Essas implementações poderão ser feitas a necessidade de licenciamentos da empresa norte-americana como a iBiquity. [6]_

Além disso, o Digital Radio Mondiale (DRM) foi um sistema inicialmente desenvolvido para operar em ondas curtas. Isso tornou o DRM uma solução robusta capaz de operar em diferentes tipos de ondas de rádio. As ondas curtas por exemplo, possuem qualidade inferior ao FM porém alcance muito superior. Ainda hoje, muitas rádios mundiais operam em ondas curtas e são capazes de transmitir informações ao redor de todo o mundo.

Diferente do HDC [7]_, o codec de áudio AAC [8]_ é de uma familia de codecs que tem seus padrões bem documentados.

Com o DRM a indústria brasileira sairá na frente

Apesar de já existirem receptores de rádio disponíveis à venda, a adoção de um padrão de rádios digitais DRM no Brasil deverá popularizar os rádios digitais no mundo. O DRM(e suas variantes) é atualmente o único padrão capaz de transmitir rádio digital em ondas curtas. A produção em larga escala será fundamental para a difusão do DRM tanto nas bandas de AM ou FM quanto para as bandas de ondas curtas. Um padrão para rádios de ondas curtas só podem ser definidas através da cooperação mundial e necessitam da produção em massa aparelhos para alcançar um custo reduzido. Somente com o DRM, a industria brasilieira terá condições e deverá produzir rádios transmissores e receptores em larga escala. Esta produção de equipamentos DRM poderá colocar o Brasil tanto na ponta das vendas de aparelhos de rádio digitais como também de rádios de ondas curtas em todo o mundo. Por fim, acrescentamos que só através do DRM que o Brasil conseguirá cumprir os objetivos que do padrão brasiliero de rádio digital definidos pela portaria número 290 [9]_.

.. [1]

   Apesar das deficiências encontradas no processo de definição desse
   padrão

.. [2]

   O DRM está pronto para ser hoje, o padrão brasileiro de rádio
   digital

.. [3]

   A sigla de Digital Radio Mundiale é DRM. Não devemos confundi-la
   com os sistemas de restrições de direitos digitais chamados
   'Digital Rights Management'.

.. [4] Padrão patenteado pela empresa norte americana iBiquity

.. [5]

   Foi criado e vem sendo desenvolvido há 10 anos por engenheiros de
   primeira linha ao redor do mundo e conta com o suporte de grandes
   broadcasters como a Teledifusion de France, All India Radio, BBC
   World Service, Deutschlandradio, Radio Canada International,
   Deutsche Welle, Radio Netherlands Worldwide, RTÉ Radio, Radio
   Exterior de España, RAI, Kuwait Radio, Radio New Zealand
   International, Vatican Radio, Voice of Russia e Radio Romania
   International. Disponível em: http://www.drm-brasil.org/node/1.
   Acesso em: 8 set. 2010.

.. [6]

   Isso significa que não teremos a necessidade de negociação do
   governo para conseguirmos a abertura dos segredos da empresa
   norte-americana iBiquity. Ainda que alcancemos alguma abertura,
   essa empresa nunca fará a abertura dos padrões de maneira ampla e
   completa.

.. [7] Codec padrão do 'HD Radio' citado anteriormente

.. [8] Advanced Audio Coding

.. [9]

   Disponível em: http://www.fndc.org.br/arquivos/portariano290.pdf.
   Acesso em: 09 set. 2010

Copyright (c) Coletivo Saravá: desde que não mencionado em contrário, este conteúdo é distribuído de acordo com a Licença de Manipulação de Informações do Coletivo Saravá.