Projetos

Projetos abrigados no Saravá

Como parte dos nossos estudos, mantemos uma infra-estrutura tecnológica atuando como hospedeira de inúmeros projetos que mantém relações simbióticas, modulantes, críticas e transformadoras com a tecnologia.

A relação mantida é de apoio mútuo. A idéia é que os próprios grupos, além de levarem a cabo seus objetivos, também ajudem na construção de um espaço comum a todos eles, o Saravá.

A teia da informação tem evoluído para uma configuração na qual as redes sociais determinam a arquitetura dos serviços oferecidos na internet e em parte também são determinadas por eles. Sistemas de compartilhamento de fotos, redes de amizades e sistemas de classificação de conteúdo orientada a usuário tem canalizado cada vez mais pessoas para construção de espaços de convivência onde a informação recebe um ordenamento de quem o acessa. O controle desses sistemas, no entanto, está nas mãos de corporações interessadas em vender a informação e a catalogação fornecida pelo público, o que em muitas ocasiões é feito às custas da privacidade alheia.

Além disso, a gênese da internet como pesquisa científica criou um lapso entre os/as mantenedores da estrutura e os usuários/as dos serviços. O discurso corrente de que, em nome da segurança da civilização ocidental, as liberdades civis precisam ser reduzidas, o direito de expressão é facultativo e que todas as decisões são de caráter técnico tem repercutido no espaço eletrônico para uma diminuição dos serviços livres e para a criação de uma meritocracia controladora dos recursos computacionais.

Através do relacionamento próximo com os grupos, o Coletivo Saravá propõe um modelo alternativo ao possibilitar que a própria formação social crie e controle seu sistema de manipulação informacional e assim fomentar a eliminação de barreiras burocráticas ao diminuir a distância entre os/as mantenedores do sistema e os projetos hospedados. A isto chamamos de Desburocratização da Internet Avizinhamento das relações tecnopolíticas.

Alguns projetos e estudos, principalmente na área de software, envolvem a construção de instrumentos que permitam o acesso humano a essa estrutura através de equipamentos de média e alta tecnologia:

Projetos do núcleo do Saravá

Os projetos do núcleo do Saravá são aqueles que auxiliam tanto a existência quanto permitem a replicabilidade do projeto:

  • Repositório de Código: o repositório de software livre desenvolvido pelo Saravá.
  • Padrão Saravá: esquema de construção e administração de servidores.
  • Protocolos: repositório de protocolos de gestão coletiva, procedimentos, comportamentos e regras simples que, quando combinados, contribuem para a emergência (no sentido de emergir) de padrões complexos de organização coletiva: memes que talvez aumentem a fluidez de grupos sociais.

Projetos hospedados

O Saravá ainda provê infraestrutura de comunicação e hospedagem para diversos projetos, como por exemplo:

  • Bom Entendedor: software para auxílio do ensino de línguas.
  • darksnow: software para streaming de áudio.
  • theorur: interface gráfica para streaming de vídeo.
  • slack: desenvolvimento de pacotes e aplicações para sistemas Slackware.
  • gnuden: distribuição de GNU/Linux para computadores ditos obsoletos.
  • booteX: micro-distribuição de GNU/Linux para terminais leves.
  • Rizoma de Rádios Livres: o Saravá fornece a estrutura física que permite ao rizoma hospedar diversas rádios, manter um servidor para transmissão de áudio em tempo real e ainda um sistema de listas de discussão.
  • Cooperativas: Estudos e referências sobre Economia Solidária.
  • CTeMe: Wiki do Grupo de Pesquisa CTeMe - Conhecimento, Tecnociência e Mercado, IFCH-Unicamp.
  • LabTora: Wiki do LabTora - Laboratório Audiovisual instalado no Laboratório de Fotografia do IFCH-Unicamp

Copyright (c) Coletivo Saravá: desde que não mencionado em contrário, este conteúdo é distribuído de acordo com a Licença de Manipulação de Informações do Coletivo Saravá.