RadioDigitalBrasil

Práticas de Rádio e Digitalização do Rádio no Brasil 2010

Projeto de pesquisa sobre o cenário atual da digitalização do rádio no Brasil com o objetivo de defender práticas de livre comunicação e a criação de redes compatíveis de comunicação através da defesa da escolha de um padrão de comunicação aberto e mundial, o padrão DRM.

DRM é uma sigla para Digital Radio Mondiale, um padrão que foi desenvolvido por um consórcio de algumas das maiores empresas de comunicação do ramo (Radio France Internationale, TéléDiffusion de France, BBC World Service, Deutsche Welle, Voice of America, Telefunken - now Transradio and Thomcast -now Thomson SA), aliadas a rádios estatais (All India Radio, BBC World Service, Deutschlandradio, Radio Canada International, Deutsche Welle, Radio Netherlands Worldwide, RTÉ Radio, Radio Exterior de España, RAI, Kuwait Radio, Radio New Zealand International, Vatican Radio, Voice of Russia and Radio Romania International) e universidades e centros de pesquisa europeus (University of Kaiserslautern, Landeszentrale für Medien und Kommunikation), sendo que ele é um padrão aberto e possui implementações de referência tanto da modulação quanto da demodulação (Dream, Sodira, Spark) e dos codecs utilizados (faad2, libaacplus), além de utilizar menos banda que o HD Radio.

Não confundir com Digital Restrictions Managements.

Link para o site do consórcio DRM.

O Cenário

AVISO DE CHAMAMENTO PÚBLICO N o 1/2011 / Ministério das Comunicações

Brasília, 13 de junho de 2011,

parte 1 - página 93
parte 2 - página 94
do Diário Oficial da União (Ano CXLVIII N o 113)

destaque:


AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE RÁDIO DIGITAL

(ANEXO)
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O processo de adoção de qualquer sistema de radiodifusão deve considerar, entre outros aspectos, seu desempenho em testes realizados em campo, segundo objetivos e procedimentos pré-estabelecidos. Alguns aspectos básicos são idealizados para um sistema se tornar atraente à realidade brasileira:

I - permitir o simulcasting, com boa qualidade de áudio e com mínimas interferências em outras estações;
II - operar de maneira satisfatória nos serviços de ondas médias (OM), ondas curtas (OC), ondas tropicais (OT) e frequência modulada (FM);
III - possibilitar a transmissão noturna também em modo digital;
IV - ter área de cobertura do sinal digital igual da atual (analógico), com menor potência de transmissão;
V - transmitir dados auxiliares, relacionados ou não à programação corrente; e
VI - ter, nos sistemas operando em frequência inferior a 30 MHz, qualidade de áudio superior à atual, em modo estéreo, comparável ao de ransmissões em FM hoje em dia.
Além dos pontos listados acima, outros deverão ser analisados na avaliação dos Sistemas de Rádio Digital, uma vez que fazem parte da motivação para a digitalização das emissoras de rádio, tais como:

I - análise objetiva e subjetiva do áudio;
II - análise de interferências co-canais e em canais adjacentes;
III - análise de recepção do sinal em ambientes outdoor e indoor;
IV - Análise do Efeito Doppler;
V - análise e medidas de ruídos na faixa OM, OC, OT e FM;
VI - indicação do delay existente nos sistemas;
VII - soluções para emissoras de baixa potência, com custo reduzido;
VIII - possibilidade da criação de novos modelos de negócios, como a interatividade e a multiprogramação;
IX - transferência de tecnologia para a indústria brasileira de transmissores e receptores;
X - possibilidade da participação de Instituições de Ensino e Pesquisa brasileiras no ajuste e/ou melhoria dos sistemas de acordo com a necessidade brasileira; e
XI - análise de custo para implantação de uma emissora digital ou adequação da emissora para transmissão do sinal digital utilizando cada sistema.

A Escolha do padrão de Rádio Digital

Desde meados dos anos 2000, governo e empresas de comunicação vêm pensando e discutindo o padrão de Rádio Digital a ser adotado pelo Brasil. Diferentemente do que aconteceu com a TV Digital?, a escolha do padrão de Rádio Digital está sendo pouquíssimo discutida, e as poucas discussões que vêm acontecendo são enviesadas no sentido pretendido pelas grandes empresas de comunicação ou por uma parcela da esquerda que acredita que a simples adoção de um "padrão brasileiro" bastaria para se garantir a democratização dos meios de comunicação. Como são parcas as pesquisas para um padrão brasileiro, é sensato optar por um sistema de radiodifusão internacional que facilite a integração das pessoas de todas as partes do mundo, as propostas desse grupo na ConfeCom somente fazem sentido quando se olha para o contexto político. Ele forma com o setor empresarial os dois lados de uma mesma moeda onde o que vale é a disputa por poder.

Enquanto isso, o governo já anunciou que a escolha do padrão se dará em breve, e de acordo com o Ministério das Comunicações, o padrão seria definido em Fevereiro: http://www.mc.gov.br/governo-anuncia-sistema-de-radio-digital-ate-fevereiro

O governo já havia decidido de antemão que não seriam alocadas novas faixas do espectro para o rádio digital, diferentemente de como aconteceu na Inglaterra e em vários lugares na Europa, por exemplo, onde o padrão DAB foi o escolhido. Portanto, de acordo com essa pré-definição, existem dois padrões em jogo para a decisão: o HD Radio, norte-americano, e o DRM (Digital Radio Mondiale), europeu.

O HD Radio é um padrão que foi desenvolvido por uma empresa chamada Ibiquity, é um padrão fechado, e possui taxas associadas a royalties e patentes muito superiores ao DRM.

O DRM é um padrão que foi desenvolvido por um consórcio de algumas das maiores empresas de comunicação do ramo, aliadas a rádios estatais e universidades europeias. É um padrão aberto e possui implementações de referência tanto da modulação quanto da demodulação, além de utilizar menos banda espectral que o HD Radio.

O HD Radio funciona nas faixas de Ondas Médias e VHF (FM), e o DRM funciona em todas as faixas de rádio do espectro (OL, OM, OC e VHF).

Apesar do padrão HD Radio ser tecnicamente inferior ao DRM, o lobby norte-americano associado a algumas doações da Ibiquity a grandes empresas de broadcast fez com que as grandes associações brasileiras de transmissão já tenham escolhido um lado para ficar: o do HD Radio.

Alguns desses defensores da "democratização da mídia" estão viajando e querendo propor um padrão novo, brasileiro. Propostas absurdas vêm circulando a algum tempo, e também circularam na Confecom e por isso fica evidente que esse grupo quer mais disputar poder e mostrar que é diferente dos que controlam a mídia do que pensar num sistema de radiodifusão realmente interessante no sentido de possibilitar uma tecnologia que permita integrar as pessoas de todas as partes do mundo.

Nesse contexto entra a posição que vem sendo construída por algumas pessoas de rádios livres desde o último encontro de Rádio Livres em outubro de 2009. Em primeiro lugar, a escolha do governo de não alocar uma nova faixa de frequência para o Rádio Digital foi boa, na medida em que essas rádios livres jamais teriam espaço num multiplex centralizado (no padrão DAB um único transmissor oficial emite várias rádios - autorizadas - em conjunto). Além disso, também está claro que o DRM é de longe o padrão no qual rádios livres e rádios de baixa potência em geral terão condições de operar no sistema digital.

O panorama atual da escolha do padrão é o seguinte: o Inmetro e a Anatel estão fazendo medições de recepção do rádio digital, algumas rádios estão testando o HD Radio (Kiss FM, por exemplo), outras rádios estão testando o DRM (Cultura AM, por exemplo), e o nosso ministro Hélio Costa afirma que irá anunciar o padrão de rádio digital brasileiro antes de largar o cargo, coisa que deve acontecer até o final de março, para poder concorrer ao governo de Minas Gerais.

Pensando no futuro do rádio e lembrando de seu passado, no qual padrões mundialmente aceitos prevaleceram e possibilitaram que inúmeros movimentos sociais se expressassem e revoluções acontecessem, temos que defender o DRM!

Muitas faixas de broadcast disponíveis, poucas realmente utilizadas

As faixas para broadcast de rádio no Brasil:


A faixa de OM (canalização de 10kHz):
535 - 1605 kHz

As faixas de OT (canalização de 10kHz):

2300 - 2495 kHz
3200 - 3400 kHz
4750 - 4995 kHz
5005 - 5060 kHz

As faixas de OC (canalização de 5kHz)

5950 - 6200 kHz
9500 - 9775 kHz
11700 - 11975 kHz
15100 - 15450 kHz
17700 - 17900 kHz
21450 - 21750 kHz
25670 - 26100 kHz

A faixa do FM em VHF (canalização de 200kHz):
87,4 - 108 MHz

Somente as faixas de Ondas Médias e de FM estão bastante ocupadas, e somente em algumas regiões populosas do Brasil...

No sistema de Rádio Digital DRM (Digital Radio Mondiale), os receptores recebem todas essas faixas por padrão, oque abre muitos novos canais para se transmitir rádio, visto que hoje em dia há pouco uso da maioria dessas faixas pois os receptores de rádio comum somente sintonizam as faixas de Ondas Médias e o FM.

Além de que a qualidade do audio das faixas de Ondas Curtas, Ondas Tropicais e Ondas Médias (no analógico, modulação AM, mono) é fortemente melhorada no sistema digital, possibilitando a utilização de todos os novos recursos que o DRM proporciona.

As possibilidades

Vida nova para faixa de Ondas Curtas com o Rádio Digital

Com o Rádio Digital, o já antigo uso (mais de 80 anos) da faixa de OC (Ondas Curtas) pode ganhar nova vida. Para os que ouvem Ondas Curtas, estamos acostumados aos efeitos do desvanecimento e dos constantes xiados que acontecem na recepção AM na faixa de Ondas Curtas. Ao mesmo tempo que estamos acostumados a ouvir rádios em linguas que jamais imaginamos em escutar, rádios do leste europeu, rádios em árabe, a Rádio Habana Cuba, Rádio Nacional da Amazônia, BBC World Service, Rádios daqui do lado em espanhol e assim por diante.

Ao mesmo tempo que propicia que transmissões sejam ouvidas em locais muitos distantes, o som que chega ao ouvido do ouvinte muitas vezes tem uma qualidade sofrível, e este fato levou hoje a faixa de Ondas Curtas quase ao esquecimento, com uma diminuição do número de rádios e ouvintes dessa fantástica banda de transmissão.

Mas um novo panorama está se desenhando com a digitalização desta faixa - com o uso do padrão DRM (Digital Radio Mondiale), a recepção de uma rádio nessa faixa passa a ter uma qualidade comparável a uma rádio FM, além da possibilidade de transmissão de elementos multimídia inerentes a transmissão digital.

A revolução que o Rádio gerou no início do século XX irá continuar no início do século XXI, de forma que as possibilidades de uma rede horizontal que o rádio sempre propiciou, desde o início, poderão finalmente ser plenamente aproveitadas pelas pessoas.

O DRM trazendo novos paradigmas para o Rádio

Além é claro de recepção sem chiadeira indesejada, o rádio digital abre várias novas possibilidades de uso do meio que não existiam antes no rádio analógico.

Considerando a faixa de Ondas Curtas, faixa na qual somente o padrão DRM (Digital Radio Mondiale) funciona (então já o considerando como o padrão escolhido para Ondas Curtas), vamos tomar como exemplo a Rádio Nacional da Amazônia, que é uma rádio que cobre aproximadamente 2/3 de todo o território nacional, além de partes da América do Sul, usando duas frequencias em ondas curtas (11.780 kHz e 6.185kHz).

Muitas das regiões de alcance dessa rádio tem pouca infraestrutura de comunicações (muitas regiões amazônicas, por exemplo), sendo que o único meio de comunicação disponível são as rádios de ondas curtas. Um dos serviços que o DRM possibilita é o envio de textos e imagens, ampliando muito o conteúdo que pode ser distribuído.

Outro serviço, que praticamente muda o paradigma do rádio é o Diveemo, que é a transmissão de TV, em baixas taxa de quadros (8 quadros por segundo, por exemplo) pela transmissão DRM. Regiões que nunca tiveram acesso a mídia TV, poderão tê-la, através do rádio.

Mais um uso que pode ser feito usando-se a transmissão de rádio digital é para distribuição de qualquer tipo de arquivo como imagens, emails, músicas, conteúdos multimídias - qualquer coisa que pode ser transformada em bits. Por exemplo, é possível conectar um receptor de rádio digital a um computador e deixar o computador gravando os arquivos que estão sendo transmitidos, como se fosse um podcast. Imaginemos a seguinte situação - estou eu fazendo programa na Rádio Muda FM e DRM, falo eu - "Vou transmitir a discografia do Tim Maia, coloque teu receptor para gravar o conteúdo que está sendo transmitido". Aí fica tanto a opção de se gravar o conteúdo no cartão de memória embutido no receptor de rádio, ou gravar num computador conectado a um receptor digital de rádio (que pode ser um receptor USB, por exemplo).

O Rádio Digital, mais especificamente o DRM, pode ser uma peça importante na construção de nossa rede digital livre: http://wiki.sarava.org/Estudos/PropostaGlobalDeComunicacaoLivre

Nosso delírio - A revolução do Rádio, no século 21

A chegada do Rádio Digital ao mundo levará, se depender da gente, a uma nova revolução das comunicações. Talvez algumas teorias de Brecht, Arlindo Machado, Guattari, minhas, nossas, irão se tornar realidade.

Com o rádio digital aliado as tecnologias de SDR (Software Defined Radio) é possível transmitir 0's e 1's pelas nossas rádios livres, redes de celular livres, redes de computadores livres, 0's e 1's são voz, textos, imagens, conteúdos multipensamentos!

Sim, independer da Internet, telefone fixo e celular, dos satélites e fibras ópticas proprietárias é nosso objetivo. Essas são redes fechadas, proprietárias, enviesadas e...., não são nossas...

Podemos montar nossas rádio, tvs, redes de celular, infra estrutura de comunicação de longa distância - em vez de pagar R$200 para VIVO - façamos nós mesm@s nossa própria infraestrutura - por que o espectro eletromagnético pertence somente as empresas e ao governo, se podemos nos organizar nós mesmos para nos comunicar? Espectro livre? Qualquer coisa diferente disso no contexto de evolução tecnológica do século 21 é censura, é 1984 hoje.

Por que não é comum as pessoas ouvirem a Rádio Habana Cuba ou a BBC World Service em Ondas Curtas? Sempre foi possível!

Tomemos a palavra.

Controlem-se vocês, policiadores do imaginário, porque nós vamos falar muito em nossas faixas!

Quero nostalgia, quero valsa, quero rock alemão, quero punk nacional, quero gritar, porque tudo é gritante!

O papel do DRM na rede de comunicação global livre

A transmissão de rádio e tv digital, grosso modo, é um streaming de dados que flui a determinada taxa de transmissão de bits(bitrate) constante.

O DRM é um sistema no qual você ajusta os parâmetros de modulação de forma a possibilitar que, utilizando-se de 5kHz a 100kHz de banda, e usando várias variantes de modulação digital, os bitrates variem de ~5kbps, indo até ~186kbps.

Dependendo da área de cobertura necessária, faz-se a escolha do modo de transmissão e faixa de frequência, e se transmite para onde se queira.

Como em qualquer transmissão digital, podemos encapsular dentro dessa transmissão um protocolo de comunicação chamado TCP/IP - o protocolo da internet.

Ligando um transmissor DRM e um receptor DRM (um transceptor DRM) a um computador, e esse utilizando um sistema TCP/IP, temos uma rede de computadores funcionando, utilizando-se pouca largura de banda espectral, e equipamento ainda não tão barato, mas fácil de conseguir (os equipamentos para transmitir e receber DRM estão facilmente disponíveis).

O DRM será importante na contrução de uma Rede Global de Comunicação Livre: http://wiki.sarava.org/Estudos/PropostaGlobalDeComunicacaoLivre

A Prática

Recebendo Rádio Digital DRM (Digital Radio Mondiale)

Coloco aqui um pequeno guia para receber Rádio Digital DRM em OM e OC e VHF Banda I, II (Banda das atuais transmissões FM) e III.

Como os receptores DRM ainda são caros e somente estarão disponíveis no mercado por um preço acessível em 2011, apresento aqui uma solução de qualidade superior, custo relativamente acessível e ampla flexibilidade (usando SDR - Software Defined Radio).

Como receptor de rádio, recomendo o K-PO WR2100, um rádio portátil, de dupla conversão, PLL, com uma antena telescópica grande que permite que você receba rádios em Ondas Curtas com uma qualidade muito boa, antena de ferrite, que permite recepção em OM com uma boa qualidade também, além de recepção FM mono ou estéreo selecionável, ganho de RF, e vários outros recursos, sendo que o mais importante para se receber rádio digital, é a saída de FI (Frequencia Intermédiária) em 455kHz. Esse rádio sintoniza toda a banda de OM, e toda a banda de OC, sem intervalos (sendo que as faixas de OC são dividas em OC1 - 1700 - 10000kHz, OC2 - 10000 - 20000kHz e OC3 - 20000 - 30000kHz).

Onde comprar: http://www.k-po.com/K-PO-WR-2100-World-Receiver.2.html Preço: € 79,95 (por volta de R$200)

Outro equipamento necessário é o downconverter que vai abaixar o sinal de 455kHz para 12kHz (faixa que a placa de som do PC trabalha).

Onde comprar: http://electronicspecialtyproducts.com/dm1.html Preço: U$ 80.00 (por volta de R$150)

Com esses equipamentos, para escutar uma rádio digital DRM, é só sintonizar a frequência da rádio no receptor K-PO na posição de filtro "Wide", sendo que o receptor estará conectado ao downconverter (pela saída de FI do receptor), e este último conectado à placa de som do computador. No computador, é só executar o software Dream (roda em Windows e Linux): http://drm.sourceforge.net/

O Dream irá decodificar o sinal da rádio, reproduzir o serviço de audio escolhido, e todos os outros serviços de dados que eventualmente possam estar presentes.

Algumas telas (screenshots) do Dream: http://sourceforge.net/project/screenshots.php?group_id=71084&ssid=19243

Uma lista das rádios transmitindo em OC pode ser encontrada em: http://www.drm.org/for-listeners/live-broadcast-schedule/

Transmitindo em OM no Brasil, temos a Cultura AM em 1210kHz e a CBN AM em 790kHz, ambas em São Paulo, além de outras rádios em São Paulo e Belo Horizonte, transmitindo também na faixa do VHF FM (haverá outro artigo que irá cobrir como receber DRM na faixa de broadcast de FM).

Mas caso você queira comprar um receptor já compatível com o DRM, apesar do preço ainda um pouco alto - o mais barato custa €129:

http://www.thiecom.de/index.php?sid=38a4fdf51499585d4aef3334ea0009bd&cl=details&anid=123457c167f8e5ca6.58640425&pgNr=1&listtype=search&searchparam=DRM

Você encontra uma lista dos receptores disponíveis neste link: http://www.drm.org/index.php?p=products

No contexto das rádio livres, a Rádio Muda já demonstra intenção de começar a transmitir no padrão digital dentro do prazo de 1 ano.

Vídeo da primeira recepção DRM em uma parceria do coletivo saravá e radiolivre.org: http://www.youtube.com/watch?v=BUtHBfRyO1I

Artigo da primeira transmissão DRM em uma parceria do coletivo saravá e radiolivre.org: http://www.radiolivre.org/node/3825

Para receber DRM+ (DRM na faixa do FM), como ainda não existem receptores compatíveis, já que o padrão ainda é muito novo, sugiro, de forma super profissional o seguinte equipamento:

Receptor AOR AR8600MK2 (preço em torno de U$900): http://www.aorusa.com/ar8600mk2.html

Ou por um preço mais em conta, o FMC 108-28 (€163,44): http://www.nti-online.de/eFMC%20108-28.htm

Esse rádio possui uma saída FI em 10,7MHz e o FMC 108-28 desloca toda a faixa de VHF do FM "para baixo" - 87.5 - 108MHz é convertido para 7.5 - 28.5MHz, permitindo assim o uso de equipamento SDR que trabalha na faixa de ondas curtas. Você deverá conectar a saída de FI do rádio ou do FMC 108-28 a um equipamento que irá digitalizar o sinal da FI, sugiro o Elektor SDR Radio, sugestão do Bernd, autor do Sodira, software que usaremos para demodular DRM+. http://www.elektor.com/products/kits-modules/modules/070039-91-software-defined-radio.91475.lynkx

O equipamento que irá digitalizar o sinal vindo do ar será conectado a um PC, e este irá rodar o software Sodira para demodular e reproduzir o áudio da transmissão DRM+: http://www.dsp4swls.de/sodira/sodiraeng.html

Pronto, está descrito neste artigo como receber tanto DRM30 quanto DRM+!

Transmitindo Rádio Digital DRM (Digital Radio Mondiale)

Na última semana em uma parceria do coletivo saravá com o coletivo do radiolivre.org, foi realizada nossa primeira transmissão DRM - Digital Radio Mondiale.

Apesar do problema de no momento (em breve isso será resolvido) termos um equipamento (a USRP) que pode de forma exclusiva, ou somente transmitir ou somente receber DRM, pudemos testar uma transmissão DRM na frequência de 26000kHz, mas poderíamos ter feito essa transmissão na faixa do FM, usando o Modo E do DRM (DRM+).

Isso é um marco muito importante para nós, de forma que esse desenvolvimento abre as portas para um transmissor DRM de baixo custo, que esperamos ter em mãos até o final de 2010.

A modulação é feita em software usando o spark[1], e o equipamento de SDR utilizado foi a USRP[2].

Um vídeo com a demonstração do teste pode ser baixado de: http://juba.tvlivre.org/transmissao_drm-h264.mov

Esse vídeo pode ser assistido com o mplayer[3] ou vlc[4] versão 1.0 ou superior.

Isso mostra para os céticos ao DRM que o sistema pode ser usado com um equipamento de baixo custo (no caso, o modulador para o DRM, utilizando-se a USRP, pode ser comprada por pouco mais de U$1150).

Defendemos a escolha do DRM como o padrão técnico para o SBRD (Sistema Brasileiro de Rádio Digital).

[1] - http://www.drm-sender.de/
[2] - http://www.ettus.com/order
[3] - http://www.mplayerhq.hu/
[4] - http://www.videolan.org/

Carta Aberta das Rádios e TVs Livres pela escolha do DRM como padrão técnico para o SBRD

Carta Aberta das Rádios e TVs Livres pela escolha do DRM (Digital Radio Mondiale) como padrão técnico para o SBRD (Sistema Brasileiro de Rádio Digital)

Carta Aberta de lançamento da Plataforma Brasileira do DRM

A escolha do padrão tecnológico a ser adotado pelo Brasil para o rádio digital precisa ser feita agora e determinará a maneira como nos comunicaremos pelos próximos 50 anos. Dada a crescente importância geopolítica e econômica de nosso país, não é exagero afirmar que a escolha brasileira exercerá forte influência na escolha de outros países, sobretudo da América Latina e da África. Este momento e esta nova condição aumentam nossa responsabilidade. Por isso, fazemos por meio desta carta um chamado para a criação do Padrão Brasileiro de Rádio Digital a partir do padrão Digital Radio Mondiale e em conjunto com o Consórcio DRM, um padrão baseado no compartilhamento internacional de seu desenvolvimento.

O Digital Radio Mondiale é um padrão aberto e, como diz seu nome, voltado para a criação de um sistema mundial de rádio digital – sendo um grande erro designá-lo de padrão europeu. Foi criado e vem sendo desenvolvido há 10 anos por engenheiros de primeira linha ao redor do mundo e conta com o suporte de grandes broadcasters como a Teledifusion de France, All India Radio, BBC World Service, Deutschlandradio, Radio Canada International, Deutsche Welle, Radio Netherlands Worldwide, RTÉ Radio, Radio Exterior de España, RAI, Kuwait Radio, Radio New Zealand International, Vatican Radio, Voice of Russia e Radio Romania International.

Este padrão ainda não foi adotado nem implementado por nenhum outro país como padrão nacional, o que oferece a oportunidade para o Brasil assumir a vanguarda em um processo tecnológico de importância estratégica e de impacto mundial.

Por ser um padrão aberto pode ser adaptado para a realidade brasileira de maneira a atender tanto os interesses do importante mercado de comunicação do país – inclusive abrindo novos mercados para a indústria nacional de tecnologia e conteúdo –, quanto sua especificidade cultural e geográfica.

A escolha deste padrão permite a revitalização das transmissões em Ondas Médias (faixa conhecida como AM) e a reinvenção do uso das faixas de Ondas Curtas – único meio de comunicação em algumas regiões rurais e boa parte da Amazônia. Além disso, enquanto fluxo de transmissão digital possibilita a transmissão de serviços e conteúdos tais como imagens, textos e vídeos em baixa resolução ao mesmo tempo que a transmissão de áudio. Serviços como estes, possibilitariam uma verdadeira convergência entre o rádio e a internet, que pode ser uma alternativa interessante para a expansão de um sistema nacional de informação até localidades distantes das redes de fibra ótica.

Todos estes serviços, soluções e adaptações necessários para atender às necessidades do contexto brasileiro, podem ser plenamente desenvolvidos, em toda sua cadeia, no Brasil. A possibilidade de replicação ou adaptações – para países de características culturais e/ou geográficas semelhantes às nossas – das soluções produzidas aqui indicam um promissor potencial de crescimento de mercado. Por se tratar de um padrão tecnológico aberto, há a possibilidade desse potencial mercadológico se converter em vetor de um tipo diferente de desenvolvimento econômico, pois baseado na cooperação e compartilhamento em nível mundial. Acreditamos, portanto, que este sistema corrobora com as políticas do Estado brasileiro de fomento à pesquisa tecnológica e promoção de serviços públicos voltados para o desenvolvimento econômico e cultural.

Atualmente dois padrões tecnológicos estão sendo avaliados, o HD Radio e o DRM. Algumas vozes clamam pelo desenvolvimento de um padrão inteiramente novo e nacional. Mas entendemos que as vantagens do Digital Radio Mondiale são muito superiores:

O DRM é o único padrão em desenvolvimento que suporta transmissão em Ondas Curtas e seguramente o melhor padrão para transmissão em Ondas Médias e para a faixa de FM. Fora isso, oferece a possibilidade de transmissão de serviços multimídia e a otimização do uso da banda de transmissão – permitindo que até 4 canais de áudio sejam transmitidos por emissora.

O HD Radio reduz a possibilidade de transmissão dos pequenos emissores e rádios locais (comunitárias, livres e de baixa potência), pois além de utilizar o dobro da banda de um canal FM nessa faixa, e o triplo de um canal AM na faixa, é precário para a transmissão em Ondas Médias e simplesmente não transmite em Ondas Curtas – o que é inaceitável diante de nossas características geográficas. Além disso, é um padrão fechado para o qual adaptações, inovações, soluções e implementações dependem de autorização e pagamento de royalties a uma empresa dos Estados Unidos.

Já o desenvolvimento de um padrão brasileiro totalmente novo, além de demandar muito tempo e recursos que podem ser aproveitados através do consórcio DRM, não é factível devido à urgência do momento, e não traria o benefício da integração a um sistema potencialmente mundial e comum.

O grupo de pesquisadores que assinam esta carta conta com apoio do consórcio DRM para construção de uma plataforma brasileira baseada neste padrão, e, pelos motivos apresentados, defendem a criação do Sistema Brasileiro de Rádio Digital a partir do padrão Digital Radio Mondiale e em conjunto com o Consórcio DRM como opção estratégica nacional e em sentido de urgência.

fonte: http://www.drm-brasil.org/node/1

Algumas questões para serem desenvolvidas

  1. Comparativamente, qual o custo mínimo para se transmitir HD Radio
     e DRM sem usar GNU/Radio USRP? Pergunto porque pode ser um fator
     adicional para a tendência da grande mídia optar pelo HD Radio, já
     que quanto mais caro for o equipo, mais difícil será para os/as
     pequenos rádiodifusores.

  2. Apesar de ser mais aberto, aparentemente o DRM é coberto por algumas
     patentes. De repente seria bacana uma tabela comparativa de royalties/
     patentes de cada padrão, incluindo o prazo de expiração.

  3. Talvez seja o caso de levantar a discussão do quanto os grandes grupos
     sabem ou não sabem o que fazer com a digitalização: se ela abre espaço
     no espectro, isso é ruim, porque para monopolizá-lo por inteiro seria
     necessário pulverizar a programação.

     No caso do padrão de TV, isso direcionou a escolha para a alta definição
     em detrimento do número de canais: por exemplo, para a Globo haveria
     apenas um lucro marginal se ela tivesse mais de um canal de tv aberta
     com programação diferenciada, já que seu custo de produção aumentaria.

     No entanto, esse tipo de atitude representa uma visão obsoleta de
     monopólio da informação, já que hoje a internet é também uma grande
     concorrente das redes de televisão, ambas disputam audiência.

     Ou seja, o espectro é selvagem e quer se abrir, mas a velha mídia ainda
     insiste em tapar todos os seus possíveis buracos com o mesmo ruído, mas
     é algo que pode matar o próprio negócio dela (é um caso de conflito de
     diagramas, monopólio centralizado versus oligopólio descentralizado?).

  4. Como está o mercado de receptores? Essa é uma questão decisiva, não só
     com relação a preço, mas define a própria possibilidade de recepção do
     DRM caso o HD Radio seja escolhido. Qual a probabilidade dos receptores
     serem reprogramáveis para aceitarem padrões e faixas distintas de
     recepção? Sabemos que historicamente este é um ponto importantíssimo
     (vide por exemplo receptores travados na frequência do quintandeiro
     radiofônico).

  5. Valeria a pena discutir a camada de distanciamento/alienação (por um lado,
     por outro possibilidade de desalienação em relação a plataformas fechadas)
     imposta pela digitalização. Ficará mais difícil construir um transmissor
     ou receptor, porém haverá a brecha para as rádios livres aprenderem novas
     tecnologias e operarem no mesmo patamar de dados do monopólio.

Referências

Entendendo radiodifusão em Ondas Médias, Ondas Tropicais e Ondas Curtas

Sobre as novas possibilidades a curto prazo com o Rádio Digital

O Rádio Digital e a possibilidade de vida nova da faixa de Ondas Curtas

Panorama do Rádio Digital no Brasil, a partir de uma visão de rádio livreiro

A Escolha do padrão de Rádio Digital

O rádio como aparato de comunicação Discurso sobre a função do rádio

Da proposta de um sistema de comunicação global sem a presença de empresas nem controle estatal, livre

Receptor DRM desenvolvido pelo Sarava

Autores

Francisco Antunes Caminati
Rafael Diniz


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