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Modos de pensar a televisão

Trechos de Modos de pensar a televisão

   Há várias explicações sobre as razões que levaram a televisão a adotar a seriação
   como a principal forma de estruturação de seus produtos audiovisuais. Para muitos,
   a televisão, muito mais que os meios anteriores, funciona segundo um modelo industrial
   e adota como estratégia produtiva as mesmas prerrogativas da produção em série que já
   vigoram em outras esferas industriais, sobretudo na indústria automobilística.
   A necessidade de alimentar com material audiovisual uma programação ininterrupta
   teria exigido da televisão a adoção de modelos de produção em larga escala, na qual
   a seriação e a repetição infinita do mesmo protótipo constituem a regra. Com isso,
   é possível produzir um número bastante elevado de programas diferentes, utilizando
   sempre os mesmos atores, os mesmos cenários, o mesmo figurino e uma única situação
   dramática. Enquanto produtos como o livro, o filme e o disco de música são concebidos
   como unidades mais ou menos independentes, que demoram um tempo relativamente longo
   para serem produzidos, o programa de televisão é concebido como um sintagma-padrão,
   que repete o seu modelo básico ao longo de um certo tempo, com variações maiores
   ou menores. O fato mesmo da programação televisual como um todo constituir um fluxo
   ininterrupto de material audiovisual, transmitido todas as horas do dia e todos os
   dias da semana, aliado ainda ao fato de que uma boa parte da programação é constituída
   de material ao vivo, que não pode ser editado posteriormente, exigem velocidade e
   racionalização da produção. A tradição parece demonstrar que um certo "fatiamento"
   da programação permite agilizar melhor a produção (o programa pode já estar sendo
   transmitido enquanto ainda está sendo produzido) e também responder às diferentes
   demandas por parte dos distintos segmentos da comunidade de telespectadores.

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