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Programação de guerrilha para equipamentos de vigilância por vídeo

Trechos de Programação de guerrilha para equipamentos de vigilância por vídeo

     "É importante que se recorde a relação entre o olho da mídia e aquele do estado
      policial corporativo ¿ pois ambos são guardiões da mercadoria, não importando
      quão vaga e efêmera essa mercadoria venha a ser. Como uma tática projetada para
      apontar o paradoxo de um sistema que vira as lentes para um público que tem sido
      ensinado a dar mais importância a imagens gravadas por câmeras que imagens vistas
      por seus próprios olhos, nós propomos uma Programação de Guerrilha para
      Equipamentos de Vigilância por Vídeo.

      O conceito básico da programação de guerrilha é simples: um grupo de indivíduos
      cria um enredo e o encenam usando câmeras de vigilância como se elas fossem as
      suas próprias, como se eles estivessem produzindo seu próprio programa, e como
      se a platéia consistisse no pessoal da segurança, polícia, diretores de colégios,
      moradores da classe rica de bairros com alta segurança, e os próprios produtores
      e vendedores dos sistemas de segurança."

     "O grupo de programação de guerrilha pode pegar qualquer câmera que eles achem
      conveniente e chamativa, tendo em mente, é claro, que algumas câmeras são
      monitoradas ao vivo, enquanto outras gravam a fita que provavelmente será vista
      somente no caso de algum crime acontecer durante as horas de sua operação." 

     "Não apenas a garantia de tempo de câmera livre e platéias atentas oferecem aos
      programadores de guerrilha a oportunidade de assinalar aos guardiões do espetáculo
      que eles estão sendo estudados, mas, também, a comunidade reunida para produzir as
      ações pode usar a oportunidade para investigar fenômenos sociais e históricos
      pertinentes. Como críticas do espetáculo, ações de programação de guerrilha sempre
      deveriam ser, à maneira própria de cada grupo, uma investigação e um desmascaramento.
      Por exemplo, um grupo de guerrilhas de vigilância, se encontrando semanalmente para
      produzir uma ação, pode escolher investigar a estrutura da ficção narrativa ou
      documentários ideologicamente imbuídos para estudar criticamente a estrutura destas
      formas, e a influência que elas tiveram nas interações sociais dos participantes,
      com o fim de se livrarem do controle do espetáculo."

     Outro texto relacionado: OS PERFORMÁTICOS DAS CÂMERAS DE VIGILÂNCIA
                              http://www.rizoma.net/interna.php?id=110&secao=camera

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