Termoeconomia

Entropia e termoeconomia

   Entropia e (de)crescimento
   http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/08/391559.shtml
   http://puraeconomia.blogspot.com/2004/11/entropia-e-decrescimento.html

Sem entrar muito no mérito do artigo acima, ele trata justamente do uso do conceito de entropia mas pra justificar o seguinte: economicamente, a entropia seria, dentre outras coisas a queda da taxa de lucro que levaria a sucessivas crises no sistema econômico resolvidas com reviravoltas, que por sua vez aliviariam as coisas por um tempo mas elevariam ainda mais essa tal entropia econômica, de modo que o mundo ficaria cada vez mais zoado.

Como exemplos, o texto cita a "crise dos anos 30 originada na insuficiência da procura foi resolvida pela revolução keynesiana" (Estado forte e deficitário financiando a indústria). Esta, por sua vez, contribuiu "para a expansão do sector público ao ponto de adulterarem o sistema de sinalização (preços) do mercado" e "a solução que se arranjou para enfrentar aquela acumulação de entropia foi uma cruzada holística para inverter tudo o que tinha ocorrido desde os anos 30, e o resultado foi o encolher forçado dos serviços públicos, a desregulação do comércio e dos capitais, o refazer da história, a linguagem e a moralidade da sociedade impondo uma liberdade total a tudo o que pudesse conduzir a lucros mais elevados".

Aparentemente essa teoria possui falhas conceituais na etapa de extensão da termodinâmica para a economia e também é defendida por neo-malthusianos, porém seria interessante olhar com mais calma sua fundamentação e suas consequências.


Copyright (c) Coletivo Saravá: desde que não mencionado em contrário, este conteúdo é distribuído de acordo com a Licença de Manipulação de Informações do Coletivo Saravá.