Historico

As origens do Laboratório de Fotografia do IFCH (LabFoto) remontam à década de 80, quando diversas iniciativas discentes no sentido de promover atividades ligadas à fotografia ganharam força, dentre as quais destaca-se o grupo MoFo (Movimento Fotográfico). Como resultado foi conquistado um espaço no Instituto, onde funcionava um banheiro, no prédio das salas de aula da graduação do IFCH. No início dos anos 90 os estudantes envolvidos procuraram elaborar propostas visando o estabelecimento de um apoio oficial da Direção. Assim, em 1996 o Laboratório passa por uma reforma física e organizacional, passando a contar com instalações adequadas e equipamentos apropriados. A partir desta data, o Laboratório passou a oferecer oficinas de formação técnica e artística, visando a capacitação de novos usuários. Um corpo de fotógrafos residentes tinha a responsabilidade de ministrar as oficinas, auxiliar novos usuários e manter o funcionamento do local.

Ao longo da década, a freqüência dos usuários e das atividades foi diminuindo, até chegar na situação atual, em que pouquíssimas pessoas conhecem o local, e menos ainda o utilizam. Essa situação acontece em parte pelo desenvolvimento de tecnologias digitais, que tiraram o interesse das pessoas pela fotografia analógica. Ainda, a facilidade que essas novas tecnologias trouxeram ao acesso do produto audiovisual acabaram levando a uma maior valorização do vídeo como meio de expressão dessa natureza. Diante disso, surgiu a idéia, por parte dos poucos estudantes ainda envolvidos, de adquirir um computador para a produção e ensino da fotografia digital, procurando atualizar o uso do Laboratório, recriando o interesse pelo espaço, e de acordo com sua razão de existir.


Copyright (c) Coletivo Saravá: desde que não mencionado em contrário, este conteúdo é distribuído de acordo com a Licença de Manipulação de Informações do Coletivo Saravá.