AdministrandoSite

Administrando sítios de listas de discussão

O sítio de listas de discussão do Projeto Saravá é o http://listas.sarava.org. O sítio também pode ser acessado utilizando conexão segura através do endereço https://listas.sarava.org. Essas instruções são análogas para outros sítios de listas hospedados pelo Saravá, como por exemplo o http://listas.radiolivre.org, bastanto trocar sarava.org pelo domínio correspondente.

Usuário administrativo

Criar listas de discussão e administrar o comportamento do sítio são tarefas possíveis ao usuário administrativo. Também é possível requisitar a criação de listas de discussão usando uma conta de usuário comum, mas nesta página abordaremos o caso do administrador.

O administrador do sítio de listas é o listmaster arroba sarava.org. Esse email não é de uma pessoa real, mas apenas um redirecionamento de email para todas as pessoas que administram o sítio. Essas pessoas poderão ter contas de usuário referentes a seus próprios emails e com elas serem administradoras de listas de discussão, mas devem utilizar a conta ´ 'listmaster arroba sarava.org'' quando forem administrar todo o site.

A senha dessa conta de administração sempre é temporária, o que significa que, se alguém requisitar uma nova senha para listmaster arroba sarava.org, todos os emails cadastrados no redirecionamento listmaster arroba sarava.org recebem a nova senha. É assim que muitas pessoas podem compartilhar o trabalho de administração de listas. É claro que os/as administradores podem escolher uma única senha para evitar que ela precise ser mudada toda a vez.

Aprovando listas

Listas que forem requisitadas podem ser aprovadas da seguinte maneira:

  • Entre como listmaster@dominio.org, onde dominio.org é o domínio do projeto (exemplo: sarava.org)
  • Vá em "Administração do Sympa"
  • Clique em "Listas Pendentes"
  • Selecione a lista desejada
  • Clique em "Instale" e depois em "mandar"

Copyright (c) Coletivo Saravá: desde que não mencionado em contrário, este conteúdo é distribuído de acordo com a Licença de Manipulação de Informações do Coletivo Saravá.